...família de imigrantes italianos que está investindo no turismo de experiência é a Zandonade, que cultiva 29 mil pés de café na região, com foco na produção e beneficiamento do tipo especial. No ano passado, foram produzidos 100 sacos de grãos acima de 80 pontos. Um deles atingiu o recorde de 92 pontos e foi vendido a R$ 780 o quilo.
Os turistas podem acompanhar o processo na lavoura, aprender sobre as diferenças das variedades e depois assistir à torra, com visitas guiadas, inclusive em inglês.
Felipe Zandonade, da quarta geração, é o responsável pela torra de mil quilos por mês. Ele conta que seus pais chegaram a abandonar os cafezais e começaram a produzir hortaliças, mas ele e a irmã decidiram voltar para a propriedade e investir na produção de café especial com a marca Zandonade, negócio que garante a renda de toda a família.
Leia a matéria completa do Globo Rural aqui: https://globorural.globo.com/agricultura-familiar/noticia/2025/08/familias-de-descendentes-de-italianos-abrem-suas-fazendas-para-turistas-no-espirito-santo.ghtml